quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

GRAVLAX DE SALMÃO A MODA DA DANNY

Ingredientes

  • 1 pedaço de filé de salmão de cerca de 700 g com a pele 
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ¼ de xícara (chá) de sal
  • ½ maço de endro (dill) picado. Se nao achar endro, pode substituir pela erva de sua preferência. Eu faço com tomilho limão e alecrim pois sao as ervas que tenho na minha horta, e gosto.
  • 2 colheres (chá) lemon-peper. Se nao achar lemon-peper que é um tempero pronto, maravilho, que vc tem que ter em casa, pode usar pimentas moidas na hora ou amassadas no pilão .
  • 1 colher (sopa) de conhaque
  • Torradinhas da sua preferência (eu gosto de fazer torradas de fatias de pão de forma multigraos cortados em 4, feitas na torradeira).
  • Coalhada seca (comprar pronta. pode substituir por mascarpone, por exemplo) 

Modo de preparo

  1. Lave, seque e pique fino o endro ou as ervas. Numa tigela, misture o açúcar, o sal, o lemon-peper e metade das ervas picadas. Esta é a mistura para curar o salmão. Reserve.
  2. Forre a tábua com um pedaço de filme três vezes maior que o filé de salmão. Numa das pontas, disponha o peixe com a pele voltada para baixo e, com uma colher, espalhe o conhaque aos poucos sobre a carne – além de dar sabor, o conhaque também ajuda no processo de cura.
  3. Espalhe a outra metade das ervas  picadas sobre toda a superfície do peixe, cubra com a mistura para curar, apertando bem com as mãos para fixar. Embrulhe o salmão com o filme, bem apertadinho, tomando cuidado para não espalhar a mistura para cura. Vire o peixe com a pele para cima e, com a ponta de uma faca bem afiada, fure toda a superfície atravessando apenas a pele do peixe - assim o líquido do salmão drena mais fácil.
  4. Sobre uma grelha, coloque o salmão com a pele voltada para baixo e encaixe numa assadeira – a ideia é que o salmão não fique em contato com o líquido drenado. Coloque um peso sobre o peixe para prensar e acelerar a cura, você pode usar um saco de 5 kg de arroz ou um tijolo embrulhado em papel-alumínio.
  5. Leve o salmão para curar na geladeira por 48 horas – durante esse período, o líquido do peixe é drenado, o salmão fica com a carne mais firme, absorve os sabores da cura e ganha uma cor mais vibrante por conta do açúcar mascavo. Se preferir, em vez de usar uma grelha, forre a assadeira com uma camada tripla de papel-toalha e troque quantas vezes precisar durante o processo.
  6. Após as 48 horas, desembale o salmão e, com a parte cega da faca, raspe e descarte o excesso da mistura de temperos. Apoie o salmão na tábua com a pele para baixo e corte em fatias: utilize uma faca bem afiada, faça os cortes com a faca bem inclinada, quase paralelamente ao peixe, destacando as fatias da pele. Não é para cotar como sashimi. É para cotar quase que paralelo a pele. A ideia é fazer a fatia bem fininha, mas o mais extensa possível. 
  7. Sirva sobre o 1/4 de torradinha com coalhada seca.

CEVICHE DE CAMARÃO COM TILAPIA

Ingredientes:

1 cebola roxa cortada em rodelas ou meia lua bem finas
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 suco de 1 limão
1 suco de 1 laranja
3 colheres de sopa da azeite aproximadamente
1 pimentão picado em cubinhos pequenos (eu uso 1/3 de vermelho, 1/3 de amarelo e 1/3 de verde)
Salsinha, cebolinha e coentro frescos picados (aprox 4 colheres de sopa cheias)
500g de tilápia (saint peter é o mesmo peixe) cortada em cubinhos
500g de camarão descascado, limpo, cozido no vapor
sal, pimenta e lemon-peper a gosto
Obs: vc pode aumentar ou diminuir a quantidade de qq dos ingredientes acima conforme seu gosto. Trata-se somente de um sugestão de proporções.


Modo de preparo:
misture tudo e pronto! Note que o limão vai "cozinhar o peixe". entao após misturar aguarde um pouco se nao gostar de peixe cru, pois em alguns minutos o peixe será cozido pelo limão.
Sirva gelado e de preferencia de tacinhas de martini.

CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes: 
- aproximadamente 200 g de frutas vermelhas congeladas (pode usar frescas também - morango, framboesa, amora e mirtilo são as recomendáveis)
- suco de meio limão siciliano  ou o de sua preferência (opcional)
- 1 xícara de água
- aproximadamente 3 colheres de açúcar (Eu usei de coco. Dou preferência ao de coco ou mascavo mas pode usar qualquer tipo de açúcar, lembrando que o de coco e mascavo são mais saudáveis)


Modo de preparo: Leve ao fogo todos os ingredientes da calda e com a colher ajude a dissolver as frutas e até reduzir a calda na consistência desejada. Eu gosto da calda com pedacinhos de frutas, mas se preferir pode amassar e peneirar para ficar uma calda líquida. Pode ajustar o açúcar se preferir mais ou menos doce. Se quiser menos acidez, não colocar o limão. Reserve na geladeira


CHEESECAKE DE MICROONDAS

Super fácil e rápido.

Ingredientes:
1 pote de cream cheese de 150g. (recomendo o light)
1 ovo grande ou 2 ovos pequenos
100ml de leite condensado (recomendo o light)
raspas de 1 limão.
Calda de frutas vermelhas a gosto. Receita AQUI.

Modo de preparo:
misture tudo com um mixer ou liquidificador. Coloque em forminhas individuais de silicone e leve ao microondas por 6 a 8 minutos. Nao encha muito a forminha pois vai crescer.
Terminando o cozimento no microondas, espere uns 2 minutos antes de retirar do microondas.
Desinforme, espere esfriar  e sirva com a calda de frutas gelada por cima.
Opcionalmente pique castanhas de seu gosto e polvilhe por cima.


domingo, 12 de março de 2017

Palitos de cebola

Pessoal, acabei de inventar uma versao de "onion ring" mas em forma de palito, portanto "stick ring", delicioso.
Comi um onion ring num restaurante e fiquei intrigada pois parecia uma massinha e era deliciosa. Cheguei em casa e inventei a minha versão, mesmo sem ter a receita, e ficou muito parecida e muito boa.

Ingredientes:
- 2 xícaras de água
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 pacote de sopa de cebola (aprox 25 a 30g)
- 2 cebolas medias cortas em cubos pequenos
- 2 colheres de chá de alho picado
- salsinha e cebolinha picada a gosto
- sal e pimenta a gosto
- opcional: pimenta de caiena  ou paprica picante, em pó, a gosto
- óleo para fritar
- 2 ovos batidos para empanar
- Farinha de rosca e de trigo para empanar.
Preparo:
Numa panela funda coloque a água, a manteiga, o sal, as pimentas e a sopa de cebola para ferver, Assim que ferver acrescente a farinha  e mexa até desgrudar da panela e ficar uma massa, como a massa de coxinha. Coloque numa vasinha untada e leve para esfriar.
Em seguida, quando ja tiver um pouco mais frio que se consigo colocar a mão, junte a cebola picada, o alho, a salsinha e cebolinha e misture bem nessa massa.
Espalhe farinha de trigo numa superfície de trabalho (mármore por exemplo), e pegue um pouco da passa e jogue sobre a farinha e faça rolinhos, como se estivesse fazendo nhoque. Passe esse rolinho no ovo batido, depois na farinha de rosca e frite. Sirva com o molho abaixo para acompanhar.


Molho para acompanhar:
Ingredientes:
- 3 colheres de maionese
- 1/2 colher de chá de alho picado
- 1 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto
- cebolinha, salsinha e coentro picados frescos, a gosto
- opcional: pimenta de caiena  ou paprica picante, em pó, a gosto
- opcional: 1 colher de chá de lemon-peper.
Preparo: Misturar os ingredientes e colocar na geladeira  para gelar.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ALMONDEGAS SAUDÁVEIS

Essas almondegas são funcionais pois são feitas com ingredientes especiais e ficam muito gostosas. Sugestão: servir com macarrão.

Ingredientes:
500g de carne moída de sua preferencia (Acem, patinho, colchão duro, etc)
1 cebola ralada
2 dentes de alho picado
2 fatias de pão de forma integral (ex: 7 grãos, multigrãos, ou qq outro de sua preferência)
1 ovo
mix de farinha integral para empanar (ex: mix farinha de aveia, chia e linhaça, ou só farinha de aveia, etc)
sal e pimenta a gosto
salsinha e cebolinha a gosto
molho de tomate feito a seu gosto.

Modo de preparo:
- Rale a cebola, pique o pão em cubinhos e misture com a cebola e o ovo, para o pão amolecer. Junte o alho, sal, pimenta, salsinha, cebolinha e carne moída, misture bem e faça as bolinhas.
- passe as bolinhas no mix de farinha. Não precisa passar no ovo. De uma passadinha rápida na farinha e frite as bolinhas numa frigideira com pouco óleo.  Não precisa cobrir as bolinhas com óleo. Basta o óleo no fundo da panela, e virar a bolinha para ela dourar por inteiro. Assim, acaba não  fritando por imersão e a almondega não fica encharcada de óleo.
- Em seguida, junte as almondegas fritas no molho de tomate que ja deve estar pronto, deixe ferver no molho por uns 5 minutos para pegar o gosto e sirva esse molho com almondegas na massa de sua preferencia.

Essas almondegas podem ser consumidas também sem molho, simplesmente fritas.